Local: Colégio Deus Menino
- OBJETIVO:
A oficina realizada hoje, foi centrada mais no diálogo, o qual favoreceu a interatividade do grupo.
Ao iniciar o encontro fiz algumas perguntas em relação ao material, ao curso e sobre as expectativas, além de outras que trouxesse à tona os reais interesses e necessidades específicas dos cursistas em fazer o curso. A seguir apliquei a “Dinâmica do Amor” (em anexo) a qual fez com que houvesse uma integração e descontração muito grande entre todos. Foi um momento motivacional, com fundo musical (Monte Castelo – Renato Russo e Canção da América – Milton Nascimento). Confesso que fui feliz na escolha desta técnica, uma vez que proporcionou ao grupo de cursistas uma levantada de ânimos e alcancei o meu objetivo que era “quebrar o gelo” que ainda pairava sobre o grupo.
Ainda no primeiro momento, começamos a ler o material do curso, os tópicos indicados no conteúdo do planejamento, com as devidas explicações. Nesse momento, houve muitas dúvidas, principalmente sobre o AVANÇANDO NA PRÁTICA e as OFICINAS. Foi bastante trabalhoso para mim, pois havia quase 40 cursistas e várias dúvidas. Mas como eu tinha estudado muito e feito uma síntese do estudo, consegui com que eles compreendessem como utilizar o material e desenvolver as atividades. Após esses esclarecimentos houve o intervalo de 15 minutos e ao retornarem fizemos a leitura do texto reflexivo “SER SEMENTE” ( em anexo), com o intuito de mostrar aos professores que ao fazer esse curso terão possibilidades de colher bons frutos. Isso se realmente plantarem sementes.
Finalizamos nosso encontro com a produção do MEMORIAL que iria defini-los como leitores. Pela dificuldade que alguns tiveram ao produzir o texto, não foi possível aplicar a técnica de autoavaliação da oficina, mas acredito não ter sido tão prejudicial ao momento, por ser ainda uma oficina introdutória do GESTAR.
Confesso que eu estava um pouco insegura nesse encontro, não em relação às explicações sobre o conteúdo e atividades, mas sim como iria ser recebida pelos cursistas, uma vez que, a maioria são meus colegas de trabalho e ex- alunos. Porém me surpreendi, pois tudo ocorreu em um clima de respeito e de muita atenção. Além disso, alguns me elogiaram e deram-me um certo apoio.
Enfim, estou feliz e planejando o próximo encontro que será 06/06, pois como diz Cora Coralina, “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim teremos o que colher”
Os pais sempre querem o melhor para os filhos, então com os meus não foi diferente.
Lembro-me bem, cursei a pré-escola no interior tendo como professora a minha mãe. De 1ª a 4ª série, foi outra professora também muito amiga até hoje.
O primeiro livro que li acho que foi mesmo o didático, pois na época nem se falava em biblioteca. Tenho lembrança de um texto que tinha como título “Beroaldo”, não lembro sena 2ª ou 3ª série, que nos chamava muita atenção colocamos até o apelido em um colega de sala.
Todas as minhas aulas foram marcantes positivamente, pois a cada uma ficava algo diferente, novo no saber.
Aminha maior alegria, foi quando conclui a 4ª série e meus pais me colocaram na cidade (casa de Dona Graça Euclides) para fazer o seletivo e ingressar na 5ª série, foi a maior alegria, minha e de meus pais, quando saiu o resultado e fui classificada.
Daí então começou a ida e vinda para o interior e Santa Quitéria Velha.
Lembro-me bem que todo final de semana eu e outros colegas do interior íamos a pé todo final de semana (19 km) na segunda-feira vinha eu, meu pai e um burrinho de carga trazendo alimentos para ajudar no sustento da família.
No meu Ensino médio, já adulta, trabalhando tive uma professora baixinha, gordinha com a história do Brasil toda na ponta da língua (Páscoa), mas todas as aulas e conteúdos foram importantes, pois todos eles contribuíram para que hoje eu me encontre aqui.
No meu Ensino Médio, também foi muito bom, na época do Estágio em sala um colega levou o texto a “Arca de Noé”, começando a leitura do texto e falando o nome dos animais que estavam na barca a turma começou a ri até mesmo a professora, pois ele falava de jeito engraçado e foi obrigado a marcar uma outra data, porque a turma não se concentrou e o estagiário começou a por os alunos pra fora até ficar só.
O meu Curso Superior ainda hoje me sacrifica, pois como na época não tínhamos opções, cursei Matemática, mas não se identifica comigo, por isso continuo com a experiência em Língua Portuguesa.
Lucinéa (cursista).
Ser semente, nos dias de hoje, é assumir com profundidade a vocação. É fazer brotar a fé e a esperança no coração daqueles que já nem creem mais.
Ser semente é mostrar que, mesmo nas diferenças, podemos transformar.
Ser semente é acender uma luz para aquele que está aflito, é dar alegria a quem não sorri mais, é fazer com que nosso irmão sinta um ombro amigo, é tirar da dor a coragem.
Ser semente é transformar o ambiente onde vivemos ou convivemos.
Ser semente é deixar-se plantar, é receber o calor da graça, da vida. É deixar-se aos cuidados de Deus, pois ele é o Senhor de todas as coisas da nossa vida.
É Ele que nos concede a cada dia mais um dia. É Ele que transforma nosso lar, nosso trabalho, nossa família.
Deixamos semente ontem?
Semeamos sementes hoje?
O que colheremos amanhã?
Professor, seja bem vindo ao GESTAR II ! E plante sua "SEMENTE".
(Marciel Lima)
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