sexta-feira, 17 de julho de 2009

5º Encontro: " Enriquecendo a prática docente"

Sábado, 27/06/2009
Local: Colégio Deus Menino

OFICINA - 07 TP4 UNIDADE - 14

"O Processo da Leitura"
TEMA: CULTURA

" A leitura torna o homem completo, a conversação torna-o ágil, e a escrita lhe dá precisão".
(Francis Bacon)
  • OBJETIVO:

Aprofundar as reflexões dos cursistas no que diz respeito ao letramento, ao processo de leitura, e à prática de trabalhar com textos.


O início da oficina deu-se com a retomada dos conceitos teóricos, importantes para a compreensão do estudo das unidades em foco: “Leitura, escrita e cultura; Processo da leitura”. Houve alguns questionamentos, e aprofundei esse estudo distribuindo alguns textos xerocados de outras fontes “Estratégias de leitura” de Werlich (apud Marcuschi, 2002) e um quadro demonstrativo do mesmo autor sobre Sequências tipológicas (conteúdo anterior) para auxiliar na compreensão de produção textual.

Fiquei satisfeita com o resultado dessa retomada de estudo, pois em alguns pontos abordados nas unidades em foco, os cursistas encontraram algumas dificuldades por necessitarem de esclarecimentos, e o material selecionado por mim, serviu de apoio nesse encontro. Portanto, valeu meu esforço de não só explorar o material do GESTAR, mas também ir em busca de outras fontes que tratam do mesmo conteúdo.

Na sequência, houve as transposições didáticas. Aproveitando a época das festas juninas, muitos cursistas apresentaram relatos de atividades sobre letramento e diversidade cultural, com as quais puderam explorar o conhecimento prévio dos alunos.

Foi importante esse momento, pois pelas exposições dos cursistas, foram práticas prazerosas para o alunado, uma vez que trabalharam a realidade dos mesmos. Nessa parte da oficina, a maioria dos cursistas elogiaram o material do GESTAR, valorizando as atividades elaboradas não só no caderno de Teoria e Prática, como também nos de apoio à aprendizagem.

Após os relatos, apliquei a atividade sugerida na oficina (Texto – Cidadezinha Qualquer). Através da exploração desse texto, pude perceber a dificuldade que muitos cursistas ainda têm sobre inúmeras possibilidades de se trabalhar com texto, ou seja, sair do superficial para o aprofundamento textual.

Porém, a atividade foi de grande importância, pois deixou em evidência a necessidade de se aprofundar em análises textuais.

No momento da autoavaliação, os cursistas puderam expressar suas dificuldades, apesar de terem deixado claro, o quanto o encontro foi valioso para eles. Como formadora, tenho consciência de que devo estar sempre preparada em relação ao conteúdo em foco, pois o que eles (cursistas) necessitam mais, são dos esclarecimentos em relação ao estudo. Isso, em razão do pouco tempo que eles têm para estudar os cadernos de Teoria e Prática.


Relatos de Experiências ( transposições didáticas)





















ESTRATÉGIAS DE LEITURA


Temos dificuldades que se apresentam na hora da leitura de textos diversos. O que fazer? Vamos ver algumas idéias para facilitar nossa leitura, para conseguirmos assimilar, compreender melhor o que

lemos.

Iremos, neste tema, concentrar-nos em alguns procedimentos estratégicos de leitura.


Leitura: há passos para seguir?


Sim, há. Antes, porém, devemos conhecer alguns passos que devem ser absolutamente evitados. Silva (2000, p.11-15), após observar como se processa a leitura nas escolas, cita quatro passos:

o passo de ganso; o passo de cágado; o passo incerto; o passo largo.

  • Passo de ganso é aquela leitura feita de forma mecânica e sincronizada, em que os estudantes abrem o livro, lêem a lição, fazem os exercícios, repassam a gramática, redigem trinta linhas e entregam a produção ao professor.

  • Já o passo de cágado consiste em condutas reprodutoras, como a imitação, a cópia, a ficha padronizada, a resposta ao questionário.

  • O passo incerto é o passo do educador que tenta com dificuldade e insegurança sair dos passos anteriormente citados

  • Os passos largos, enfim, são os ideais para se formar leitores. A leitura é um ato pedagógico abrangente e complexo que engloba as atividades de falar, discutir, contar, debater, ouvir, escrever etc. Atividades que podem destruir a pedagogia do silêncio de nossas escolas, permitindo que as vozes dos estudantes se entrecruzem em esquemas de comunicação autêntica.

Agora, pois, veremos que passos você pode trilhar para ser um bom leitor.


Algumas estratégias de leitura

  • estabelecer um objetivo claro;
  • identificar e sublinhar com lápis as palavras-chave;
  • tomar notas;
  • estudar o vocabulário;
  • destacar divisões do texto;
  • simplificar;
  • descobrir a intertextualidade;
  • monitorar a fidelidade ao planejamento;
  • detectar erros;
  • ajustar a velocidade;
  • ser tolerante a paciente.


( Extraído da apostila do curso de Letras - UNITINS).

SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS - Segundo Werlich (apud Marcuschi, 2002).

BASES TEMÁTICAS

TRAÇOS LINGUÍSTICOS

DESCRITIVA

Verbo estático no presente ou imperfeito, um complemento e uma indicação circunstancial de lugar.

Ex: Na escola havia muitas salas de aula.

NARRATIVA

Verbo de mudança no passado e um circunstancial de tempo e lugar. Enunciado indicativo de ação.

EXPOSITIVA (O texto se dedica a expor ideias, a fazer que o leitor/ tome conhecimento de informações ou interpretações).

Sujeito, predicado (no presente) e um complemento com um grupo nominal. Enunciado de identificação de fenômenos ou de ligação de fenômenos.

Ex: O sol é um astro.

A aranha marrom tem um veneno poderoso.

ARGUMENTATIVA (O texto busca explicitamente convencer o leitor/ ouvinte sobre a validade das explicações. Articulação dos fatos. Exige uma atividade de acreditar).

Verbo ser no presente e um complemento (adjetivo). Enunciado de atribuição de qualidade.

Ex: Não devemos achar que o governo não irá rever suas atitudes.

INJUNTIVA: (O texto leva o interlocutor a fazer alguma coisa, ordem, pedido ou forma interrogativa). (instrucional).

Verbo no imperativo, incitadores de ação. Pode conter um vocativo.

Ex: Faça silêncio!

Venha cá, Marcelo! Diga-me as horas.

PREDITIVO (Faz-se predições, prevê, antecipa). Leva o leitor/ ouvinte acreditar em estado de coisas que ainda está para acontecer.

Verbo no futuro. A forma é muita parecida com a descritiva. A diferença está no objeto descrito: pois em lugar de descrever espacialmente coisas ou pessoas, são eventos futuro o foco da descrição.

Ex: horóscopo

Acho que vai chover

  • AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:

“O material do GESTAR é rico, bastante diversificado ,e só veio enriquecer minhas atividades em sala de aula. São sugestões simples, mas que dão excelentes resultados”.

(Cursista Edina Candeira)


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