segunda-feira, 13 de julho de 2009

3º Encontro: "Acontecendo na Prática"

Sábado, 06/06/2009
Local: Colégio Deus Menino


OFICINA: 05 TP3 UNIDADE: 10
  • Trabalhando com Gêneros Textuais
TEMA: "Trabalho"
  • OBJETIVO:
Oportunizar os cursistas ao debate, à troca de experiências, à reflexão e ao desenvolvimento de atividades, levando-os à uma compreensão da necessidade de estudos de variados gêneros textuais a fim de propiciar a si mesmo e aos alunos, múltiplas possibilidades de interação com a língua materna.

Aconteceu hoje, no Colégio Deus Menino, mais um encontro para dar sequência ao Programa GESTAR II em Língua Portuguesa, o qual desenvolveu - se da seguinte forma:

Como o tema das unidades em estudo era TRABALHO, iniciei o 1º momento com um texto reflexivo intitulado “Carpintaria” (anexo), objetivando mostrar a importância do trabalho em grupo (aceitando as diferenças e acatando as qualidades).

Após essa reflexão, retomamos as unidades em foco, fazendo uma abordagem por meio de questionamentos como: (O que ficou entendido sobre o gênero textual; Como surgem novos Gêneros Textuais, dentre outros citados no planejamento). Tudo isso num clima de interação entre cursistas e formador.

Na sequência, os professores iniciaram os relatos sobre as experiências em sala de aula, expondo algumas produções textuais, as dificuldades no desenvolvimento das atividades e os acertos. Encerravam, entregando o relatório ao formador. Esse momento foi bastante satisfatório, pois apesar de alguns cursistas terem encontrado certa dificuldade ocasionada por diversos fatores como: falta de material para o aluno, pouco tempo para desenvolverem as atividades, entre outros não muito significativos. Porém, deu para ver que a maioria trabalhou de forma bastante proveitosa.

Já no 2º momento, apliquei uma atividade em grupo, o qual os cursistas iriam, escolher um dos textos (“Poema tirado de uma notícia de jornal” e uma música “Bom Dia”) ambos poéticos, para desenvolverem uma atividade de leitura focalizando tanto a estrutura formal do texto como seu conteúdo informacional. Uns escolheram o poema e outros a música.

Foi um dos momentos da oficina que mais agradou e prendeu a atenção dos cursistas, pela riqueza de idéias apresentadas nas atividades. Pude perceber através dessas atividades que houve entendimento da parte teórica, inclusive o ampliando as referências. (Exemplos de atividades em anexo).

A seguir os cursistas preencheram uma ficha para avaliarem a oficina. E encerramos com alguns questionamentos sobre os Tipos Textuais (conteúdo do próximo encontro).



Carpintaria


Era uma vez uma carpintaria onde as ferramentas resolveram realizar uma assembléia. Elas tinham umas diferenças e queriam por tudo em pratos limpos. O martelo assumiu a presidência. Entretanto, ele foi notificado que teria que renunciar porque ele (toc, toc, toc) fazia muito barulho. O martelo aceitou, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, porque ele tinha que dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa. O parafuso acatou a decisão, mas exigiu que a lixa também saísse. A lixa era muito áspera e sempre causava muitos atritos. Mas a condição para a lixa sair era que também fosse expulso o metro, que ficava medindo todo mundo como se só ele fosse perfeito! Nisso chegou o carpinteiro e utilizando o martelo, o metro, a lixa e o parafuso, finalmente transform

ou a madeira num lindo móvel. Quando a carpintaria ficou completamente só, a assembléia recomeçou. Foi então que o serrote pediu a palavra: "senhoras e senhores", disse ele. Parece que ficou demonstrado que todos nós temos defeitos, entretanto o carpinteiro, quando trabalha, utiliza as nossas qualidades. E é isso que nos faz valiosos. Assim, temos que deixar de lado os nossos pontos negativos e nos concentrar nos nossos pontos positivos. A assembléia então concluiu que o martelo era forte, que o parafuso unia e dava força, que a lixa aparava as arestas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma equipe capaz! E todos ficaram felizes.
O mesmo acontece conosco, seres humanos. Observe! É fácil encontrar os defeitos nos outros. Qualquer um pode fazê-lo! Mas enc
ontrar as qualidades é tarefa para espíritos superiores que são capazes de inspirar todos os êxitos hu

manos.

(Texto utilizado no programa Mais Você da Globo).



PROPOSTA DE ATIVIDADE

(Grupo Azul)


  • Música de Gilberto Gil (BOM DIA)

1. ATIVIDADE DE LEITURA

→ A música apresentada em forma de jogral.


2. INTERPRETAÇÃO

→ Os alunos devem dar informações a respeito do texto, um não pode repetir uma informação que já foi dada.


3. PRODUÇÃO TEXTUAL: poema abordando outro nível social.











Bom dia meu amor

O brilho do sol

O dia anunciou

E o piloto já chegou.


Acorda meu amor

A reunião já começou

Acorda, é hora

E o helicóptero já pousou.


O dia te exige

Muita concentração

No campo de golfe

Temos reunião.


Teus amigos te esperam

No clube pra almoçar

Com champagne, vinho branco

Saboreando caviar.


Ele sai, ele vai

Não demore pra voltar

E no final de semana

Paris iremos visitar.



Bom Dia

(Gilberto Gil)

Madrugou, madrugou
A mancha branca do sol
Acordou o dia
E o dia já despertou
Acorda, meu amor
A usina já tocou
Acorda, é hora
De trabalhar meu amor

Acorda, é hora
O dia veio roubar
Teu sono, cansado
É hora de trabalhar
O dia te exije
O suor e braço
Pra usina, do dono
Do teu cansaço

Acorda, meu amor
É hora de trabalhar
O dia já raiou
É hora de trabalhar

Madrugou, madrugou
A mancha branca do sol
Acordou o dia
E o dia já levantou
Ele sai, ele vai
A usina já tocou
Bom dia, bom dia
Até logo, meu amor


  • Sugestão: Os alunos podem produzir um poema representando um dia de trabalho do pai ou da mãe deles.


















Grupo Azul (apresentação da atividade)





















  • AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:

É sempre gratificante um encontro dessa natureza, pois a interação e a discussão que há entre os participantes e a ministrante é sempre um conhecimento a mais.


(Cursista Edilsa)






Nenhum comentário:

Postar um comentário