sábado, 18 de julho de 2009

6º Encontro: "Compartilhando Saberes"

Sábado,11/07/2009

Local: Colégio Deus Menino

OFICINA -08 TP4 UNIDADE- 16

A produção textual - crenças, teorias e fazeres.

TEMA: "Diversidade Cultural"

" Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
( Cora Coralina)















  • OBJETIVO:

Avaliar o papel social da escola, discutindo a necessidade de produzir textos dirigidos a interlocutores de fato, nos gêneros efetivamente praticados pela sociedade.



Hoje nos reunimos mais uma vez para dar sequência ao programa GESTAR II e discutirmos as unidades 15 e16 do TP4, como também para desenvolvermos atividades sugeridas na 8ª oficina, e outras técnicas. Como sempre, cada encontro é único, por isso o motivo do nome especifico para o mesmo. Uma outra coisa que faço em todas as oficinas, além do planejamento, é levar mensagens escritas em cartazes, referentes ao conteúdo em foco. Como também, todas as informações sobre a oficina, e principalmente o objetivo.

Nesta oficina, senti necessidade de uma maior integração entre os cursistas, uma vez que, alguns deles sentiam-se tímidos na hora de exporem os relatos das vivências em sala de aula. Então resolvi fazer uma técnica para formar grupos e os mesmos iriam continuar juntos durante toda a oficina. Iniciamos com as transposições didáticas as quais foram expostas oralmente, através da técnica do boneco (colaboração da professora Viviane) onde eles desenharam um boneco bem grande em um papel e foram à frente exporem os relatos mostrando as conquistas e desafios do AVANÇANDO NA PRÁTICA, relacionando com as partes do boneco, no caso representando o cursista e os alunos. Foi bastante valioso esse momento, pois os cursistas que ainda não tinham feito relatos oralmente, foram estimulados a fazerem. Muitos trabalharam nas produções textuais, os gêneros: convite, folders, cartão postal e entrevistas, pois pelo tema transversal, foram os mais apropriados, abordando a cultura local.

Após aos relatos, fiz alguns questionamentos sobre os elementos intra e extratextuais, como também sobre as dimensões de extrema relevância na produção e revisão textual como, a variação lingüística, níveis de linguagem, coesão, coerência e argumentação. Discutimos sobre os mitos que permeiam o ato de escrever, esclarecendo que:

— escrever é uma habilidade e não um dom;

—... é um ato que se alimenta com a prática ;

—... exige empenho e não um ato espontâneo e natural.

Tudo isso em consonância com a teoria de Silviane Bonacorsi Barbato (material do Gestar) e com o que diz Lucília Garcez (2002) “Muito trabalho e bastante paciência, unidos a uma dose de humildade e a uma pitada de sabedoria são os ingredientes indispensáveis para escrever um bom texto”.

Para reforçar as reflexões sobre os questionamentos, apliquei a atividade sugerida na oficina, em que os cursistas apresentaram propostas de produção textual demonstrando-os entendimento das unidades estudadas.

Como orientadora desse grupo de cursistas, a cada encontro eu vejo o crescimento em relação a essas unidades trabalhadas. Pois apesar de algumas dificuldades enfrentadas por eles, como por exemplo, sair da zona rural sem nenhum incentivo financeiro, sem um lanche adequado, às vezes até sem intervalo para sair mais cedo, mesmo assim, ainda se sentem estimulados a continuar o curso.

Em seus relatos, no momento avaliativo, os cursistas evidenciaram a preciosidade do material do GESTAR e a riqueza dos encontros para a prática pedagógica e consequentemente para aprendizagem dos alunos. Confesso que estou bastante satisfeita como os resultados que eles demonstram obterem em sala de aula.

Enfim, com esse estudo e algumas práticas textuais ficou entendido que é de suma necessidade desenvolvermos nos nossos alunos a habilidade de produzir textos dirigidos a interlocutores de fato, nos gêneros efetivamente praticados pela sociedade.



  • ALGUMAS PRODUÇÕES TRABALHADAS EM SALA DE AULA








































Jovens do Brasil


Se você é jovem

Ouça o que vou falar

Para sermos pessoas de bem

Precisamos estudar

Para ter um futuro brilhante

Para não ir a roça trabalhar.


Eu que sou jovem

Tenho muito que aprender

Quando eu era pequena

Ouvia meu pai dizer

O jovem que não estuda

No futuro há de se arrepender.


O Brasil é um lindo país

Isso não podemos negar

Os jovens são o futuro do mundo

E isso não podemos evitar

Se você quiser fazer parte desse futuro

Você precisa estudar.


Não quer perder muito tempo

Pois ainda estou aprendendo a declamar

Apenas sou uma jovem de bem

Sincera e que sabe seu lugar.


Não quero que ninguém me rejeite

Pois também não sou de rejeitar

Vou ficando por aqui

Porque não tenho mais o que argumentar.


(aluna da cursista Neidiane)



"A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender"

(Albino Teixeira)

        • AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:

        "Todas as oficinas estão sendo válidas para nós cursistas, pois além de estarmos nos aperfeiçoando mais em produção textual, estamos praticando bastante com os nossos alunos, passando também para eles as experiências adquiridas no GESTAR".

        (Cursista Lucinéa)


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