sexta-feira, 17 de julho de 2009

4º Encontro: " Trocando Ideias"

Sábado, 13/06/2009
Local: Colégio Deus Menino


OFICINA - 06 TP3 UNIDADE - 12


" A inter-relação entre gêneros e tipos textuais"

  • OBJETIVO:
Propiciar aos cursistas, momentos de interação que os levem à troca de ideias e a demonstrações de entendimento sobre distinção entre gêneros e tipos textuais, auxiliando-os em sua prática pedagógica.




Hoje voltamos a nos encontrar (formador/cursistas) para mais 4h: 00 de estudo, debate, relato das transposições e desenvolvimento de atividades.

Como sempre, inicio o encontro com um texto reflexivo, e o dia de hoje foi “Estrelas e Cometas”, utilizado com o objetivo de demonstrar que o professor deve deixar “marcas” positivas no educando, ou seja, que o aluno o veja depois como alguém que tenha sido importante na vida dele, alguém que tenha contribuído de maneira significativa para a sua formação.

Na sequência, apliquei a técnica das cores para iniciar a apresentação dos relatos sobre o AVANÇANDO NA PRÁTICA. Fiz isso porque são 45 cursistas e desperdiçava muito tempo esperando pela vontade dos mesmos.

Nessa oficina, o momento para debate, por sugestões dos cursistas foi após os relatos, pois nas dificuldades apresentadas, notou-se muito a falta de entendimento da parte teórica. Então ficamos um tempo maior que o sugerido na oficina. Foi um momento que prendeu muito a atenção dos cursistas e ficou claro para mim, o quanto necessitam de um maior reforço na parte teórica para poderem, na prática, não trabalharem de forma equivocada.

Logo após a explicação e debate das unidades, analisamos o texto sugerido na oficina, quanto ao gênero e tipo. Fiquei satisfeita com o resultado, pois pude perceber que os esclarecimentos e as dicas anteriores levaram – nos a um conhecimento maior sobre o conteúdo em foco.

Encerramos com o momento avaliativo da oficina, no qual os cursistas tiveram toda liberdade para expressarem o que foi proveitoso para sua prática, as dificuldades e as sugestões para o próximo encontro que será 27 de junho de 2009.

Estrelas e Cometas



Existem pessoas Estrelas e pessoas Cometas.
Os Cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.
As Estrelas permanecem. Assim como o Sol. Passam anos, milhões de anos, e as Estrelas permanecem.
Há muita gente Cometa. Gente que passa pela nossa vida apenas por instantes.
Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende.
Gente sem amigos, gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.
Importante é ser Estrela. Estar junto. Ser luz, calor, ser vida.
Amigo é Estrela. Podem passar anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração. Coração que não quer enamorar-se de Cometas que apenas atraem olhares passageiros.
E muitos são Cometas por um momento. Passam, a gente bate palmas e desaparecem.

Ser Cometa é não ser amigo, é ser companheiro por instantes; é explorar sentimentos, ser aproveitador das pessoas e das situações.
A solidão, muitas vezes é resultado de uma vida Cometa. Ninguém fica, todos passam. Atualmente, há uma grande necessidade de se criar um mundo de Estrelas. Todos os dias poder vê-las, senti-las e contar com elas; todos os dias ver a sua luz e o seu calor.
Assim são os amigos, Estrelas na vida da gente. São aragem nos momentos de tensão e luz nos momentos de desânimo.

Olhando os Cometas, é bom não se sentir como eles, nem se deixar prender-se em sua cauda. Olhando os Cometas, é bom sentir-se Estrelas, marcar presença.
Ser Estrela nesse mundo passageiro, nesse mundo cheio de pessoas Cometas, é um desafio.
Mas acima de tudo, uma recompensa. Recompensa de ter sido luz para muitos amigos, calor para muitos corações e acima de tudo, saber que nascemos e vivemos, e não somente EXISTIMOS.


Autor desconhecido


“Professor, seja uma Estrela na vida de seu aluno!”.



→Atenção


  • Um gênero pode conter vários tipos textuais. Uma carta pessoal seria um gênero com a função social de mandar informações de uma pessoa distante para outra, por exemplo. No entanto, ela poderá ter em seu conteúdo vários tipos textuais, como a descrição de uma cena, a narração de um fato, argumentação de um ponto de vista etc. A isso chamamos de heterogeneidade tipológica, ou seja, a presença de vários tipos em um só gênero.


  • Para identificarmos o gênero a que determinado texto pertence, temos de ter em mente, principalmente o propósito dele, pois assim temos menos chance de nos equivocarmos. Também são importantes o suporte do texto (como foi distribuído para consumo) e a forma, ou seja, como é feita a estruturação textual.


  • Para identificarmos o tipo textual, devemos ver a predominância da narrativa, da descrição, da informação, da exposição de ideias ou da junção.

( Extraído da apostila do curso de Letras, UNITINS)




“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos”.

( Rubem Alves)


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